Você está aqui: Página Inicial / PPGTO / Exame de Proficiência em Língua Inglesa

Exame de Proficiência em Língua Inglesa

De acordo com o Regimento Interno do PPGTO, um dos requisitos para conclusão dos cursos de Mestrado e Doutorado é a aprovação em Exame de Proficiência em Língua Inglesa.

Para o Curso de Mestrado do PPGTO, esse exame é parte do processo seletivo para ingresso no Programa, sendo que a Prova de Língua Inglesa Instrumental se volta para a compreensão escrita de textos acadêmicos em língua inglesa e demais especificações são feitas anualmente no próprio edital do processo seletivo.

Para o Curso de Doutorado do PPGTO, esse não é um requisito para o ingresso, mas a aprovação no Exame de Proficiência em Língua Inglesa é requisito para a realização do Exame de Qualificação da Tese.

Os alunos do Doutorado que cursaram o Mestrado no PPGTO, ou que comprovem já ter realizado o Exame de Proficiência em Língua Inglesa, de acordo com as normas do edital de seleção vigente no momento do seu ingresso no Programa, serão dele dispensados. Os demais alunos deverão submeter-se à Prova de Língua Inglesa Instrumental, juntamente com os candidatos ao Mestrado, ofertada anualmente.

Atualmente, poderão solicitar dispensa da Prova de Língua Inglesa Instrumental aqueles que comprovarem essa proficiência por meio de certificado recente (validade de até dois anos e meio), conforme indicado  a seguir:

Certificados Aceitos

Pontuação Mínima

TOEFL – ITP (Institutional Testing Program, Paper- based Test)

460

OEFL – iBT (Internet Based Test)

50

IELTS – International English Language Testing System

4,0

Cambridge English: Proficiency (CPE)

C

Cambridge English: Advanced (CAE)

C

Cambridge English: First (FCE)

C

TEAP (Test of English for Academic Purposes), aplicado pela TESE Prime (http:// www.teseprime.org)

60

As datas das provas estarão disponíveis anualmente no cronograma do Edital do Processo Seletivo de Mestrado.